• Centro de Diagnósticos: exames de análises clínicas e imagem com segurança, rapidez e qualidade

Centro de Diagnósticos

O Hospital Assunção reúne uma medicina diagnóstica para atuar no apoio a diversas especialidades com segurança, rapidez e qualidade. No Centro de Diagnósticos, os clientes passam por exames de análises clínicas e imagem com qualidade e segurança, pois contam com equipamentos de última geração e qualidade técnica de sua equipe médica e assistencial.

Agendamento de Exames

Central de Reservas: (11) 3040.1200

Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 8 às 20 horas, e sábado, das 8 às 18 horas

Pré-agendamento pelo site

Você pode também pré-agendar o exame pelo site. Indique data, horário e especialidade e aguarde contato da equipe do Hospital Assunção para confirmação. O preenchimento desta solicitação não garante o agendamento.

  • Seus Dados

  • Dados do Exame

  • Data e horário desejado para o exame

Exames Disponíveis

Banco de Sangue *

Av. João Firmino, 250 – Piso Térreo
* Contato direto pelo telefone: (11) 4344-8196
Os serviços de Hemoterapia são prestados pelo Banco de Sangue Paulista S/C Ltda. O Banco de Sangue Paulista foi escolhido por sua qualidade na prestação de serviços e pelos quadros médico e técnico altamente especializados. As doações de sangue não são aceitas no hospital. Solicitamos consultar nosso plantonista para informações pelo telefone acima.

Bioimpedanciometria

Exame cujo objetivo é analisar a composição corporal de uma pessoa, sua massa corporal, massa magra, quantidade de água corporal, para o cálculo de IMC (Índice de Massa Corporal).

É feito através de uma aplicação de pequena corrente elétrica pelo corpo, recomendado para quem está fazendo dieta (ou exercícios) com o objetivo de ganhar ou perder peso.

Broncoscopia

Exame feito com um aparelho de fibras ópticas que permite a visualização interna do sistema respiratório, indo desde a laringe até os brônquios subsegmentares, indicado no diagnóstico e tratamento de patologias das vias aéreas.

Colangiopancreatografia Retrógrada

É uma técnica que utiliza simultaneamente a endoscopia digestiva, procedimento que consiste na utilização de tubos flexíveis que permitem a visualização de imagens do tubo digestivo em monitores de televisão, e a imagem fluoroscópica para diagnosticar e tratar doenças associadas ao sistema biliar e pancreático.

Colonoscopia

Exame que permite a visualização direta do interior do reto, cólon e parte do íleo terminal através de um tubo flexível introduzido pelo ânus, contendo em sua extremidade uma minicâmera que transmite imagens coloridas, podendo ser fotografadas ou gravadas em vídeo.

Colposcopia / Colpocitologia Oncótica

Exame que permite visualizar a vagina e o colo do útero através de um aparelho chamado colposcópio. É um exame específico para detecção de HPV, juntamente com exames de Papanicolau, e faz rastreamento de câncer de colo de útero.

Ecocardiograma

O ecocardiograma, em suas diferentes modalidades, tem por objetivo avaliar o coração, através da técnica de ultrassom, em termos anatômicos e funcionais. Permite avaliar de forma acurada e com uma resolução espacial e temporal as estruturas cardíacas nos diferentes momentos do ciclo cardíaco e através da técnica Doppler analisar os fluxos intracardíacos e vasculares.

Ecocardiograma Transesofágico

O ecocardiograma, em suas diferentes modalidades, tem por objetivo avaliar o coração, através da técnica de ultrassom, em termos anatômicos e funcionais. Permite avaliar de forma acurada e com uma resolução espacial e temporal as estruturas cardíacas nos diferentes momentos do ciclo cardíaco e através da técnica Doppler analisar os fluxos intracardíacos e vasculares.

Ecodopplercardiograma

É um Ecocardiograma com Doppler para avaliar a velocidade do sangue no coração e pode ser analisado a partir de três modalidades: o Doppler pulsado, o Doppler contínuo e o Dopplen colorido. A técnica Doppler analisar os fluxos intracardíacos e vasculares.

Eletrocardiograma

O eletrocardiograma de repouso é um exame diagnóstico que possibilita a avaliação do ritmo cardíaco do paciente em 12 derivações. Ele é muito utilizado para avaliação dos pacientes em pré-operatório.

Eletroencefalograma

Exame que permite o estudo das correntes elétricas espontâneas do cérebro, através de eletrodos aplicados no couro cabeludo. Normalmente o paciente pode fazer o exame acordado, sentado em uma poltrona ou mesmo deitado.

Endoscopia Digestiva

Exame das paredes da parte superior do aparelho digestivo, o que inclui o esôfago, o estômago e o duodeno (primeira parte do intestino delgado). O aparelho usado para o exame é um tubo fino e flexível – o endoscópio, que permite ao médico observar as imagens em um monitor de vídeo.

Espirometria / Prova de Função Pulmonar

É um exame, conhecido como Espirometria, é um exame do sopro onde o seu principal objetivo principal é medir a quantidade e a velocidade com a qual determinado indivíduo consegue inalar (colocar para dentro) e exalar (colocar para fora) o ar.

Holter 24 horas

O Holter é um método de diagnóstico cardiológico que consiste basicamente em um ECG (eletrocardiograma) de longa duração. O exame tem duração de 24 horas e nele realiza-se uma gravação contínua do ECG, com um gravador portátil que o paciente carrega durante suas atividades habituais. Avaliação de sintomas provavelmente relacionados à presença de alteração do ritmo cardíaco e avaliação da efetividade do tratamento instituído.

M.A.P.A. (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial)

O MAPA é um exame indicado para diagnóstico e avaliação de tratamento da Hipertensão Arterial Sistêmica. Para isso, são realizadas medidas seriadas da Pressão Arterial (PA), conforme programação pré-estabelecida. O exame tem a duração de 24 horas e neste período o paciente permanece com um manguito de pressão em um dos braços, que é conectado a um gravador por meio de uma extensão longa de borracha.

Mamografia

É um exame de imagem cuja finalidade é estudar o tecido das mamas para a detecção de nódulos, mesmo os que ainda não são palpáveis. É feito pelo mamógrafo, usando aparelho de raios-x, que vai gerar imagens de alta qualidade para o estudo do órgão.

Patologia Clínica (Exames de Laboratório e Análises Clínicas) *

Av. Álvaro Guimarães, 3033 – 1º andar
* Contato direto pelo telefone: (11) 4344-3880

As patologias clínicas são feitas diretamente com o A+, do Grupo Fleury, com o qual o Hospital Assunção tem parceria. Fazem parte desses exames: exames bioquímicos, citológicos e microbiológicos de líquidos e derrames; exames de sangue, urina e fezes; exames especializados em dosagens hormonais; exames microbiológicos; líquido cefalorraqueano (líquor) e mielogramas.

Punção Guiada por ultrassom

Também conhecido como biópsia, é um procedimento utilizado na avaliação de órgãos ou lesões nodulares, em que é colhida uma amostra de tecido através de agulha fina e longa orientada por imagens de ultrassonografia. Essa amostra, então, é examinada em laboratório para determinar a natureza benigna ou maligna (cancerígena) do nódulo.

Radiologia (raios-x)

Radiologia se refere às imagens obtidas com a emissão de radiações (Raios X). É uma forma de radiação eletromagnética, de natureza semelhante à luz. O exame de raios-X fornece imagens rápidas, de alta qualidade, o que faz o exame ser bastante apropriado para examinar os ossos e tecidos densos como em imagens dentárias e detecção de fraturas ósseas. Outras utilizações da radiografia incluem o estudo de órgãos no abdômen, tais como fígado e bexiga; radiografia de tórax para doenças do pulmão, tais como pneumonia ou câncer de pulmão e mamografia.
Exames de Raios-x contrastado: EED adulto e infantil; Enema Opaco; Trânsito Intestinal; Uretrocistografia; Urografia Excretora; Videodeglutograma.

Ressonância Magnética

Método de diagnóstico por imagem que usa ondas de radiofrequência e um forte campo magnético para obter informações detalhadas dos órgãos e tecidos internos do corpo, sem a utilização de radiação ionizante. Permite obter imagens mais nítidas dos tecidos moles próximos aos ossos, e é amplamente utilizada para o diagnóstico de pequenas rupturas e lesões em ligamentos, tendões e músculos. O procedimento pode ser feito com ou sem anestesia.

Retossigmoidoscopia Flexível

Exame endoscópico de imagem realizado através da observação direta do interior do canal anal, reto e cólon sigmoide e intestino grosso (porção final), com aparelho rígido como com aparelho flexível, sendo que o alcance de visão deste último é maior.

Teste Ergométrico

Também chamado teste de esforço, é um método não invasivo de análise das respostas cardiovasculares frente ao exercício físico. O teste ergométrico é empregado para diagnóstico, prognóstico e seguimento da doença arterial coronária, hipertensão arterial e das arritmias cardíacas. Avaliação de indivíduos saudáveis, prescrição da intensidade do exercício e avaliação da efetividade de programas de condicionamento físico e da terapêutica medicamentosa.

Tomografia Computadorizada

Exame complementar de diagnóstico por imagem, que consiste numa imagem que representa uma secção ou “fatia” do corpo, de até 0,6mm, transversais de diversos órgãos do corpo humano. É obtida através do processamento por computador de informação recolhida após expor o corpo a uma sucessão de raios X.

Ultrassonografia

Método diagnóstico muito recorrente que utiliza o eco gerado através de ondas ultrassônicas de alta frequência para visualizar, em tempo real, as estruturas internas do organismo. A onda sonora é produzida por um transdutor piezoelétrico, que entra em contato com o paciente através da pele e gera ondas de ultrassom (capazes de transformarem energia elétrica em mecânica e vice-versa).

Urofluxometria

Exame que mede a força do jato urinário. O paciente deve estar com a bexiga cheia e urinar no fluxômetro, um aparelho que se parece com um vaso sanitário comum, mas conectado a um computador. Costuma ser indicado em casos de fluxo urinário baixo, que podem apresentar problemas de estreitamento do canal da uretra ou da próstata, ou até mesmo perda de contração da bexiga.

Ultrassom com biópsias

Método diagnóstico que utiliza o eco gerado através de ondas ultrassônicas de alta frequência, associado à punção. É um procedimento utilizado na avaliação de órgãos ou lesões nodulares, onde é colhido uma amostra dos mesmos através de agulha fina e longa orientada por imagens de ultrassonografia. A amostra é examinada em laboratório, determinando-se assim a sua natureza (maligna ou benigna).

Solicitação de Resultados de Exames de Imagem

O resultado dos exames de imagem feitos no Hospital Assunção através do Pronto Socorro ou Internação deve ser previamente solicitado através do site. O exame ficará disponível para ser retirado em dois dias úteis após o pedido do exame.

Exames de ressonância magnética são liberados sem necessidade de solicitação prévia.

Você pode pedir mais de um exame no mesmo pedido. Basta preencher o formulário abaixo.

  • Para solicitar mais de um exame, segure a tecla Ctrl e clique sobre os exames que deseja

Retirada de Exames

Avenida Álvaro Guimarães, 3033
Telefone: (11) 4344-8686